Advertência

A Esquizofrenia Cor de Rosa é um espaço onde são despejados pensamentos, o mais inalterados possível da sua forma primordial. Não se pretende aqui construir um "cantinho" de discussão científica, filosófica, religiosa, histórica ou de qualquer outra índole. A realidade dança o tango com a ficção; o senso comum luta com a ciência, numa batalha onde ninguém sairá vencedor. Cabe-lhe a si, leitor, interpretar da maneira que lhe aprouver. Sinta-se livre para comentar, criticar ou lançar sugestões!

sábado, junho 04, 2011

É o que eu sou



"Deus, dai-me a coragem para mudar as coisas que posso... E a humildade para aceitar aquelas que não posso."

Estejamos em 1965 ou em 2011, as crianças serão sempre cruéis umas para as outras, tal como os jovens e os adultos o são. A diferença resume-se à espontaneidade e à transparência.

O que é a justiça? Não é o que está na lei. Não é ver a apodrecer na cadeia um homem que matou outro. Não é ganhar 50 000€ numa lotaria quando se está teso. Não é ter 17 valores num exame por se ser craque. Ser merecedor de algo não nos dá um bilhete para ganhar uma fatia de justiça.

"Viver honestamente; não fazer o mal e atribuir a cada um aquilo que é seu", dizia Ulpianus. Contudo, mesmo levando estas três regras à risca, pode não haver justiça.

A justiça é uma Utopia que se alcança de vez em quando. E digo-o com convicção. Digo-o porque casos há em que se faz justiça, mas não tão poucos serão aqueles que lhe ficam aquém. É um mero lançar de dados. A justiça está na nossa cabeça, mas também pode estar no coração. E pode ainda estar à frente dos nossos olhos sem nunca estar ao alcance das nossas mãos.

Encontrar forma de fazer justiça pondo de lado a sua aleatoriedade será tão difícil como atingir a paz mundial, ou encontrar a cura para o cancro. Mas enquanto houver pessoas no mundo que nos deem ânimo para lutar por ela, o acaso diminui na proporção em que a força aumenta.

É um filme emocionante, uma história com um toque de originalidade. Não obstante, a cereja no topo do bolo é aquela lição de moral que alguns sentiram na própria pele; que outros adquiriram por intermédio dos colegas; e outros que nunca a aprenderam e, por esse motivo, estão condenados a ser uns cabrões para o resto da vida.

2 comentários:

CoisasDaGaja disse...

Eu, cuja palavra justiça me define bastante, acredito nela. Não na justiça divina, nem na dos homens, mas naquela que acaba por endireitar os trilhos de uma vida bem trabalhada e honesta. Se formos justos connosco, também o seremos com os outros. Claro que isso não significa que a vida seja sempre justa connosco. Quantas vezes não é. Compete-nos a nós, virar os dados a nosso favos. Bem ao estilo daquela frase, se a vida te dá limões, faz limonada ;)

Relativamente à justiça social, essa será sempre pautada pela desigualdade. E se todos temos os mesmo direitos e deveres, a verdade é que nem todos merecem os mesmos números nos dados da vida ;)

JO disse...

O mundo está repleto de pessoas com más intenções e com o desejo de abaixar os outros com frases difamatórias. Consiste-nos resistir e utilizar todas as nossas forças para ultrapassar essas difamações.
Este filme é excelente. Mostra-nos a realidade dos jovens de hoje e o que acontece nas escolas. O que se vê neste filme é só uma amostra (à americana)da violência e da ditadura entre jovens nas escolas. Deveriam fazer um filme mas nas escolas portuguêsas, onde a violência ultrapassa por vezes o limite e envolve até os pais. Temos muitos exemplos neste país onde pais entram nas escolas para agredir professores fisica ou moralmente.
Esse Exemplo é depois seguido pelos filhos que julgam estar a proceder da melhor maneira pois aprenderam com os pais.
Vivemos num pa'is onde a culture está esfarrapada e vão demorar muitos anos para remendar tudo.
A roupa esfarrapada deita-se fora ou utiliza-se para limpar o pó. Nas pessoas não se pode deitar fora nem utilizar para limpar o pó.
Temos que ignorar (mesmo que por vezes dê vontade de intervir) e seguir em frente com a esperança que isto mude para melhor. Mas da maneira que os políticos puzeram o nosso país, só tem tendência a piorar. O abandono escolar é cada vez maior e como se não bastasse, deixam passar os alunos sem que eles ler ou escrever,simplesmente para mostrar a Bruxelas que Portugal evoluiu a nível de ensino.
Triste Portugal que me envergonha.

jodesandim