Advertência

A Esquizofrenia Cor de Rosa é um espaço onde são despejados pensamentos, o mais inalterados possível da sua forma primordial. Não se pretende aqui construir um "cantinho" de discussão científica, filosófica, religiosa, histórica ou de qualquer outra índole. A realidade dança o tango com a ficção; o senso comum luta com a ciência, numa batalha onde ninguém sairá vencedor. Cabe-lhe a si, leitor, interpretar da maneira que lhe aprouver. Sinta-se livre para comentar, criticar ou lançar sugestões!

domingo, abril 11, 2010

Chocolate


Esta iguaria constitui um dos meus maiores vícios desde os meus 3 anos (mais coisa, menos coisa). E são poucos aqueles que têm a sorte de não se perderem com tamanho pecado... Mas obviamente que não é disso que vou tratar aqui! Quem se quiser instruir acerca de vícios, que procure um grupo de ajuda adequado ao efeito ou um especialista do ramo. O que eu quero expor hoje são os rótulos do chocolate.

Nem vou enveredar pela questão das calorias. Toda a gente sabe que o chocolate faz engordar... Mas não é por isso que o devoramos! O que me traz aqui, são os avisos que qualquer rótulo de embalagem de chocolates faz.

Os ingredientes susceptíveis de causar reacções alérgicas têm que vir explicitamente mencionados, uma vez que nem toda a gente se dá ao trabalho de se informar acerca de quais os alimentos que poderá (ou não) ingerir, de modo a evitar as ditas alergias... Além daquelas pessoas que nem sequer se preocupam em saber se são alérgicas a algum alimento. É graças a estes dois tipos de patetas que nos deparamos com o seguinte aviso nas barras de chocolates de leite: "CONTÉM LEITE".

Já todos recebemos aquele email que denuncia este tipo de avisos, como é o caso emblemático da embalagem de amendoins matutano que advertia para o facto de a mesma conter amendoins. Questiono-me se tal aviso não terá sido fruto de uma acção em tribual nos EUA, onde algum desfavorecido intelectual terá ingerido acidentalmente amendoins da caixa por esta não o alertar para os ingredientes alergénios, ainda que os mesmos viessem explicitamente ilustrados na parte frontal da embalagem.

Algo que ainda mais me intriga nos rótulos dos chocolates é o aviso de que o produto poderá conter frutos de casca rija. Presumindo que frutos de casca rija são as nozes, avelãs, amêndoas e por aí fora, não é suposto esses mesmos frutos determinarem que o chocolate deixe de ser simplesmente "chocolate de leite" e passe a ser "chocolate de leite com avelãs", por exemplo? Ou os operários que fabricam o chocolate são assim tão desastrados que deixam cair os frutos para os recipientes onde o produto está a ser confeccionado com frequência tal que seja obrigatório adverter o consumidor para este deslize? Assim sendo, pergunto-me se não deveriam também avisar-nos de que o produto poderá conter cabelos, parafusos, chaves de cacifos, unhas, esferográficas, ou qualquer outro objecto passível de ser manuseado dentro das fábricas de chocolate. Dá que pensar, meus amigos...

Sem comentários: